Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais Homenageia Rubens Menin Como “Empresário Destaque”
top of page

Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais Homenageia Rubens Menin Como “Empresário Destaque”

Atualizado: 19 de abr. de 2023

Menin será homenageado durante um jantar no Palácio das Mangabeiras no dia 30 de novembro



O empreendedor Rubens Menin receberá uma homenagem como Empresário Destaque 2022 pela Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais durante um jantar no próximo dia 30 de novembro, no Palácio das Mangabeiras. A Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais, tem como objetivo promover e estreitar os laços socioculturais e comerciais entre Minas Gerais e Portugal.

No âmbito do bicentenário da Independência do Brasil, a Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais, pela primeira vez quer, através dessa homenagem, dignificar e validar o que os brasileiros vêm fazendo em Portugal há quase uma década e homenagear um brasileiro que vem investindo maciçamente em Portugal” diz Carlos Alberto Lopes, presidente da Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais.

Rubens Menin é um dos empresários brasileiros mais bem-sucedidos dos últimos anos. Nascido em Minas Gerais em 1956, ele criou e desenvolveu negócios de impacto nacional e internacional em diversos setores da economia.

Em 2018, quando Cristiano Gomes mudou-se para Portugal e começaram a falar sobre o investimento em vinhos, tiveram a ideia de estudar este mercado, as diversas regiões de referência no Velho Mundo, e concluíram que o Douro tem uma qualidade comparável às melhores regiões vitivinícolas, mas ainda é economicamente promissora, pois tem imenso espaço de reconhecimento internacional. Acabaram por encontrar um sítio excecional, somado a uma extensão rara de vinhas velhas que os fez decidir por duas quintas iniciais: primeiro a Menin Douro States e logo em seguida, a Horta Osório (HO); e assim surgiu a Menin Wine Company.

Atualmente, a MWC tem 145 hectares de vinhas e são produzidas cerca de 240 mil garrafas por ano. O investimento até o momento gira em torno de 30 milhões de euros. Segundo Menin a intenção é chegar em 2025 produzindo 400 mil garrafas e o sonho não para por aí e o desejo, já que a intenção é que em uma década a Menin Wine Company esteja produzindo 1,2 milhão de garrafas por ano.

O empreendedor:

Engenheiro de formação, a engenharia sempre fez parte da vida de Rubens Menin, sendo neto, filho, irmão e pai de engenheiros. Antes mesmo de se formar, ele identificou uma oportunidade não apenas de ganhar algum dinheiro, mas de começar a concretizar o sonho pessoal de construir um Brasil mais justo e socialmente inclusivo: a construção de uma casa popular, localizada na Rua dos Maçaricos, 96, e que continua de pé até hoje. Ali foram assentados os primeiros de muitos tijolos que começariam a transformar o sonho empreendedor de Rubens em uma realidade que mudaria não apenas a sua vida, mas a de milhares de brasileiros.

Em 1979, ao se associar ao primo Mário Menin e a um ex-chefe na Vega Engenharia, Homero Matos, Rubens fundou a MRV, empresa que transformaria o segmento imobiliário brasileiro nas décadas seguintes. Em 2007 a MRV abriu capital e ingressou no Novo Mercado, o mais elevado nível de governança corporativa da bolsa brasileira, nos anos seguintes teve um crescimento exponencial, tornando-se a maior construtora da América Latina.

Menin, tem uma extensa trajetória como empreendedor e apoiador de causas sociais. Atualmente é presidente dos conselhos de administração da MRV, Inter, da Resia, da Urba, da LOG Comercial Properties, da rádio Itatiaia e da CNN Brasil.

Para além do empreendedorismo, Menin acredita numa sociedade mais justa e igualitária. Há mais de 30 anos investe tempo e recursos financeiros significativos em projetos filantrópicos. Ele contribui há mais de três décadas com a Cidade dos Meninos. Em 2014, criou Instituto MRV, com a destinação de 1% do lucro líquido anual da MRV para apoiar projetos educacionais. Em pouco mais de oito anos de existência, o instituto já reúne mais de 2 mil voluntários e um total de 1,1 mil pessoas impactadas direta e indiretamente. Em 2018 Rubens foi cofundador do Movimento Bem Maior, uma organização apartidária, sem fins lucrativos, que tem como objetivo fortalecer o ecossistema filantrópico brasileiro. Em 2020 fundou o Instituto iungo, mantido pelo Instituto MRV. A iniciativa nasceu para conectar professores, gestores, centros de pesquisa e especialistas em educação para formar e fortalecer redes de práticas de ensino, produção de materiais e troca de experiências.

Por essas e tantas outras atribuições mencionadas que a Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais homenageia Rubens Menin, o “Empresário Destaque” do ano 2022.

“Sinto-me verdadeiramente honrado com essa homenagem,” diz Rubens Menin, “ela representa o reconhecimento dos meus esforços e interesses empreendedores em Portugal, país que admiro muito e tem uma singularidade incrível em seus vinhos, uma de minhas paixões. Espero ter uma frutífera e duradoura relação com a Câmara de Comércio Portuguesa de Minas Gerais.”


Serviço:

Evento: O jantar em homenagem Rubens Menin, “Empresário Destaque 2022”

Local: Palácio das Mangabeiras (Rua Professor Djalma Guimarães, 161, bairro Mangabeiras/BH)

Data: 30 de novembro

Horário: 18 horas

Para mais informações e aquisição de convites, entrar em contato com Stela Mara, secretária executiva da Câmara via WhatsApp no 31-99100-0001 ou pelo e-mail secretaria@camaraportuguesamg.com.br.


70 visualizações0 comentário
bottom of page