Falar de Gestão e não cair no "lugar comum" das ferramentas e metodologias específicas é uma tarefa difícil. E, na tentativa de fugir deste "lugar comum", quero trazer o foco para a raiz normalmente encontrada nos inúmeros casos de sucesso e insucesso - o fator humano, e a forma como as pessoas interagem.
Quero na verdade destacar apenas dois aspectos relativos a estas Interações, reforçando que Gestão é uma atividade coletiva, nunca individual. Gestão implica observar, analisar, interagir, influenciar, inspirar e, portanto, pressupõe a relação entre 2 ou mais Pessoas.
Podemos afirmar com boa segurança que, em princípio, uma boa Gestão está apoiada em uma boa Comunicação - em Boas Conversas, como alguns preferem dizer.
1º - Conduzida as conversas apoiadas em Afirmações ou Questionamentos. Afirmações carregam verdades e estabelecem um núcleo rígido. Questionamentos - o uso de Perguntas - pode ter um efeito muito mais poderoso.
2º - A abordagem, que pode ser Apreciativa (positiva) ou Depreciativa (negativa). Apreciativa projeta o FOCO no Sucesso Desejado e não na dificuldade, limitação, fragilidade percebida, etc. As afirmações Depreciativas carregam o maior poder destrutivo, raramente resultando em algo útil, que não seja imediatamente prejudicial a determinado indivíduo, time ou projeto.
A reflexão que trago é: em suas rotinas diárias junto aos seus pares, líderes e liderados, em qualquer dimensão da Gestão, em que medida utilizam o poder do Questionamento Apreciativo na construção de seus caminhos para o sucesso?
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