Maria Lara
Para comemorar o Dia de Portugal no Brasil, convidamos um chef português e um mineiro para criarem receitas inéditas, combinando a carne de porco, ingrediente característico português, com outros tipicamente mineiros.
Ao contrario do que se pensa, nem só de bacalhau vive a culinária portuguesa. Por sua influência atlântica e mediterrânea, o país conta com uma dieta rica e variada com ingredientes frescos e temperos que refletem no sabor da comida brasileira. Além dos peixes e frutos do mar, os portugueses agregam às suas receitas muitos legumes, azeites e azeitonas.
A carne de porco também é um dos ingredientes amplamente utilizados na cozinha portuguesas e está sempre no prato dos mineiros. “Portugal é o pais que apadrinhou a gastronomia mineira, tanto pela influência dos ingredientes, quanto na forma de preparo dos pratos”, garante o coordenador e professor do curso de Gastronomia na UNA, Edson Puiati, que ensina a fazer um saboroso Lombinho suíno laqueado na rapadura com abóbora e milho verde. Representando Portugal, o chef Rui Lopes garantiu a combinação das regiões preparando uma costelinha de leitão em molho de limão capeta e rapadura, migas de batata baroa e mandioca guarnecida com pinhão.
Lombinho suíno laqueado na rapadura com abóbora e milho verde.
Ingredientes:
400 g de lombinho suíno pedaços de 3 cm²
80 g de manteiga
10 g de pimenta de macaco
40 g de alho
100 g de cebola
80 g de rapadura
150 g de abóbora
250 ml de vinagre balsâmico tinto
1 espiga de milho verde pequena cozida e tostada
1 maço de salsa picada
1/2 maço de coentro fresco
Sal a gosto
Modo de preparo:
Corte os filés suínos em cubos de 3 cm², tempere com sal, pimenta e reserve.
Refogue na manteiga a carne suína até dourar. Acrescente o alho até que doure e junte a cebola. Junte a abóbora e os grãos de milhos (opcional) e deixe cozinhar.
Acrescente a rapadura aos poucos até derreter e junte o vinagre balsâmico temperando o molho. Acrescente a salsa picada e o coentro e reserve.
Monte os pratos com o filé suíno laqueado na rapadura com abóbora e milho e cubra com o molho. Decore a gosto com flores e espiga de milho.
Costelinha de leitão em molho de limão capeta e rapadura, migas de batata baroa e mandioca guarnecida com pinhão
Ingredientes:
Costelinha:
1 vão de costela com courato do leitão
Sumo de 6 limão capeta e a raspa das suas cascas
100 g de rapadura
Q.b. de sal grosso
Q.b. de pimenta do reino
Q.b de azeite
1 copo pequeno de cachaça envelhecida S. Sebastião
Migas de batata baroa:
4 batata baroa
500 g de mandioca
1 raiz de açafrão da terra
100 g de pinhão torrado
1 cebola picada
2 alhos picados
Q.b. Azeite
Q.b. Sal
Q.b. Pimenta do reino
Q.b. Tapioca hidratada
Q.b. Manjericão fresco
Modo de preparo:
Costelinha:
Tempere a costela com sal, pimenta e azeite, barrando com as mãos. Reserve por 1 hora. Desfaça a rapadura num almofariz, leve ao fogo com um pouco de água para derreter. Faça um preparado com a raspa do capeta e o seu suco. Faça um molho juntando a rapadura, o capeta e a raspa mais a cachaça. Verta metade desse preparado sobre a costela do leitão, tape com filme aderente e reserve no frio durante 4 horas.
Leve ao forno a 180º, durante 1.15h, retire 4 vezes do forno, pincele com o restante molho cada vez que retirar e deixe repousar 5 minutos.
Corte em pequenas costelinhas e sirva com um molho agridoce de capeta e rapadura quente.
Migas de batata baroa:
Coza as batatas em pouca água com a raiz de açafrão e um pouco de sal.
Faça um refogado com bastante azeite, a cebola e o alho, junte a batata e a mandioca previamente esmagadas com um garfo. Envolva e deixe ligar bem. Adicione depois o pinhão que torrou previamente em forno e por último o manjericão picado em tiras. Salteie este preparado numa sertã com azeite até obter uma consistência homogénea.
Retire do fogo e envolva na tapioca húmida, leve ao forno até a tapioca grudar.
Sirva a costelinha com o molho agridoce e a miga de batata baroa, guarneça com uma verdura cozida ou fresca.
Comments