Delicie-se com a carne de porco


Maria Lara


Para comemorar o Dia de Portugal no Brasil, convidamos um chef português e um mineiro para criarem receitas inéditas, combinando a carne de porco, ingrediente característico português, com outros tipicamente mineiros.


Ao contrario do que se pensa, nem só de bacalhau vive a culinária portuguesa. Por sua influência atlântica e mediterrânea, o país conta com uma dieta rica e variada com ingredientes frescos e temperos que refletem no sabor da comida brasileira. Além dos peixes e frutos do mar, os portugueses agregam às suas receitas muitos legumes, azeites e azeitonas.


A carne de porco também é um dos ingredientes amplamente utilizados na cozinha portuguesas e está sempre no prato dos mineiros. “Portugal é o pais que apadrinhou a gastronomia mineira, tanto pela influência dos ingredientes, quanto na forma de preparo dos pratos”, garante o coordenador e professor do curso de Gastronomia na UNA, Edson Puiati, que ensina a fazer um saboroso Lombinho suíno laqueado na rapadura com abóbora e milho verde. Representando Portugal, o chef Rui Lopes garantiu a combinação das regiões preparando uma costelinha de leitão em molho de limão capeta e rapadura, migas de batata baroa e mandioca guarnecida com pinhão.



Lombinho suíno laqueado na rapadura com abóbora e milho verde.


Ingredientes:


400 g de lombinho suíno pedaços de 3 cm²

80 g de manteiga

10 g de pimenta de macaco

40 g de alho

100 g de cebola

80 g de rapadura

150 g de abóbora

250 ml de vinagre balsâmico tinto

1 espiga de milho verde pequena cozida e tostada

1 maço de salsa picada

1/2 maço de coentro fresco

Sal a gosto


Modo de preparo:


Corte os filés suínos em cubos de 3 cm², tempere com sal, pimenta e reserve.

Refogue na manteiga a carne suína até dourar. Acrescente o alho até que doure e junte a cebola. Junte a abóbora e os grãos de milhos (opcional) e deixe cozinhar.

Acrescente a rapadura aos poucos até derreter e junte o vinagre balsâmico temperando o molho. Acrescente a salsa picada e o coentro e reserve.

Monte os pratos com o filé suíno laqueado na rapadura com abóbora e milho e cubra com o molho. Decore a gosto com flores e espiga de milho.



Costelinha de leitão em molho de limão capeta e rapadura, migas de batata baroa e mandioca guarnecida com pinhão


Ingredientes:


Costelinha:


1 vão de costela com courato do leitão

Sumo de 6 limão capeta e a raspa das suas cascas

100 g de rapadura

Q.b. de sal grosso

Q.b. de pimenta do reino

Q.b de azeite

1 copo pequeno de cachaça envelhecida S. Sebastião


Migas de batata baroa:


4 batata baroa

500 g de mandioca

1 raiz de açafrão da terra

100 g de pinhão torrado

1 cebola picada

2 alhos picados

Q.b. Azeite

Q.b. Sal

Q.b. Pimenta do reino

Q.b. Tapioca hidratada

Q.b. Manjericão fresco


Modo de preparo:


Costelinha:


Tempere a costela com sal, pimenta e azeite, barrando com as mãos. Reserve por 1 hora. Desfaça a rapadura num almofariz, leve ao fogo com um pouco de água para derreter. Faça um preparado com a raspa do capeta e o seu suco. Faça um molho juntando a rapadura, o capeta e a raspa mais a cachaça. Verta metade desse preparado sobre a costela do leitão, tape com filme aderente e reserve no frio durante 4 horas.

Leve ao forno a 180º, durante 1.15h, retire 4 vezes do forno, pincele com o restante molho cada vez que retirar e deixe repousar 5 minutos.

Corte em pequenas costelinhas e sirva com um molho agridoce de capeta e rapadura quente.



Migas de batata baroa:


Coza as batatas em pouca água com a raiz de açafrão e um pouco de sal.

Faça um refogado com bastante azeite, a cebola e o alho, junte a batata e a mandioca previamente esmagadas com um garfo. Envolva e deixe ligar bem. Adicione depois o pinhão que torrou previamente em forno e por último o manjericão picado em tiras. Salteie este preparado numa sertã com azeite até obter uma consistência homogénea.

Retire do fogo e envolva na tapioca húmida, leve ao forno até a tapioca grudar.

Sirva a costelinha com o molho agridoce e a miga de batata baroa, guarneça com uma verdura cozida ou fresca.


2 visualizações0 comentário