No dia 7 de Junho, celebrando antecipadamente o dia 10, dia de Portugal, o embaixador Jorge Cabral deu um discurso sobre as relações entre Brasil e Portugal e os motivos pelos quais devemos comemorar

 

Celebrando o dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, o Sr. Jorge Cabral, Embaixador de Portugal em Brasília, discursou durante um evento realizado na capital.

Começou por fazer alusão ao crescimento das exportações portuguesas para o Brasil, ao aumento do turismo brasileiro em Portugal e ao número de estudantes brasileiros nas Universidades portuguesas. Referiu tudo isto, mas de maneira subtil, pois deu a entender que tudo aquilo que veio a dizer posteriormente era de importância maior.

Utilizou as palavras de Caetano Veloso, e de outras importantes figuras, tanto portuguesas como brasileiras, para expressar aquilo que é realmente relevante, sendo motivo de celebração e orgulho. Os portugueses ajudaram a criar o país que hoje existe e, apesar de todos os aspetos negativos da colonização, e mesmo não estando o Brasil a viver a sua melhor fase nos dias de hoje, é inegável o potencial que este país tem. Todos os famosos escritores e músicos que refere, e o embaixador ele próprio, partilham esta ideia de que o Brasil é grande e tem uma capacidade que vai muito além das suas fronteiras.

Faz notar que mantivemos viva a língua portuguesa e hoje partilhamos vários traços e modos de estar, mesmo tendo culturas diferentes. Mais é aquilo que nos aproxima do que aquilo que nos separa, e é extremamente importante continuarmos a aproximar-nos e a crescer em conjunto.

O Sr. Embaixador termina o seu discurso por referir a ação diplomática implementada no Brasil, que pretende ver concluída até 2022. Em último lugar, agradece a todas as pessoas e empresas que têm contribuído para o mantimento das relações bilaterais entre os dois países, pois sem o interesse e a ajuda da todos, não teria sido possível chegar até onde chegámos hoje.

Para acessar o discurso do embaixador na íntegra, clique no link:

https://portugaldigital.com.br/10-de-junho-o-discurso-do-embaixador-de-portugal-no-brasil/